2º Bimestre ( Lote nº 1).
Período (19/06/20 - 30/06/20).
Olá turminha!
A vinda da família real foi um acontecimento iniciado em 29 de novembro de 1807, e o seu desembarque em terras brasileiras ocorreu em 22 de janeiro de 1808, na cidade de Salvador. A vinda foi consequência direta do Período Napoleônico e do desentendimento existente entre França e Portugal na questão do Bloqueio Continental.
Com isso, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou-se no Rio de Janeiro, junto à toda estrutura de governo de Portugal. Isso iniciou o Período Joanino e resultou em uma série de transformações, como a abertura dos portos brasileiros, que contribuíram para levar o Brasil na direção de seu processo de independência.
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/vinda-da-familia-real-para-o-brasil.htm
Pudemos perceber que a corte portuguesa veio para sua colônia brasileira por conta de pressões envolvendo disputas entre França e Portugal. Uma vez que chegaram a terra de Santa Cruz várias transformações ocorreram. Neste primeiro momento iremos nas modificações urbanísticas
Situação nº 1 - Brasil : A colônia que virou reino ( caderno do aluno páginas 42 - 56 ).
Interdisciplinaridade: História dialogando com Geografia.
- Unidade temática: O processo de independência das Américas.
- Objeto (os) de conhecimento : Os caminhos até a independência.
- Habilidades da BNCC : EF08HI12 caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política do brasileira.
- Palavras chave: independência, Rio de Janeiro, vinda da corte, urbanização.
Objetivo: identificar as transformações na cidade do rio de Janeiro após a vida da corte portuguesa, em 1808.
Contexto.
Agora façam a leitura cartográfica seguindo as seguintes indagações (no caderno).
- Você conhece esta cidade?
- Quais as características desta cidade você reconhece?
- A imagem mostra os pontos residenciais da cidade do Rio de janeiro?
- Em um mapa turístico como este, quais locais estão sendo mais destacados? Quais poderiam estar ganhando menos destaque? Por quê?
Realizem a leitura dos fragmentos e posteriormente responda as questões.
- Qual era a impressão que os estrangeiros tinham da cidade do Rio de Janeiro antes da vinda da Corte? (Os estrangeiros achavam a cidade suja, feia e malcheirosa.)
- O que pode ser entendido com “abrindo-se às modas europeias”? (As pessoas começaram a reproduzir o modo de vida que tinham na Europa ou a imitá-lo.
Problematização nº 2
Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kt8j5HSfcUMqQHn4TtYWtAPd6hsVjX2HQgVhs8w8SjKycdQd6RehHtUUUyvv/his8-12und05-textos.pdf
- Por que as mudanças na cidade do Rio de Janeiro eram surpreendentes?
- Quais as evidências da fisionomia europeia na cidade do Rio de Janeiro que o inglês Gardner viu na cidade do Rio de Janeiro?
- Quais as profissões citadas no texto? Tem alguma que você não conhece?
- O que faz cada uma das profissões citadas no texto? Por que a Corte precisava destes serviços?
Problematização nº 2
- Com a chegada da Família Real muitas casas foram “requisitadas” para ser moradia da Corte, quantas casas foram requisitadas?
- O que significava o “PR” colocado nas propriedades requeridas pela Corte?
- Como a população passou a chamá-las?
- Você acha que a população estava de acordo com a resolução da Corte de tomar suas casas para moradia?
- E nos dias atuais, qual a sigla usada e o que ela significa?
- Qual o apelido que a população deu para esta sigla?
- Você consegue observar algo em comum entre o passado e o presente na cidade do Rio de Janeiro com base neste trecho lido?
Problematização nº 3
O terreno de Romildo Ramos era "um sítio completo", com árvores frutíferas, água potável e uma casa construída com o esforço de muitos anos no Loteamento São Francisco, em Camaragibe, na região metropolitana do Recife. Até que a Copa de 2014 surgiu no horizonte, provocando uma série de desapropriações para abrir caminho para a Arena Pernambuco, um dos 12 estádios do Mundial.
"A gente tinha o nosso canto, o nosso lar, era feliz", diz Paula Santos, 41 anos, nora de seu Ramos. "Desmoronou tudo. Para quê foi feita a Copa?
Para tirar as famílias do lugar?".
Seu Ramos morreu pouco tempo depois da Copa terminar, no fim de julho de 2014. Sua casa havia sido demolida, e ele estava endividado após construir um cômodo às pressas na parte do terreno que lhe restou, após ter metade de seu lote desapropriado. "Ele estava sufocado. Tinha problema de coração e morreu de infarto. Não aguentou a pressão", lamenta ela.
Quatro anos depois da Copa, Paula só consegue sentir repúdio ao olhar para o estádio construído perto de sua casa pela Odebrecht, ao custo de R$ 532 milhões, palco para cinco jogos durante o Mundial.
"Aquilo tirou nosso sonho, nossa estabilidade. Nossa perspectiva de viver em um lugar seguro. Hoje moramos no Ramal da Copa, com o terreno aberto para a pista, com carros passando, sem segurança, sem vizinhos. É muito descaso",
Os dramas de moradores que sofreram desapropriações nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 se repetiram em outras cidades-sede no Brasil, nas quais milhares de remoções foram conduzidas também para abrir espaço para projetos de infraestrutura para o megaevento, como corredores expressos para BRTs (sistema de ônibus rápido) e alargamento de vias.
Somente no Rio de Janeiro, de acordo com cálculos do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas da cidade, mais de 22 mil famílias passaram por remoções ou desapropriações entre 2009 e 2015 – em processos relacionados tanto ao mundial de futebol quanto aos Jogos Rio 2016.
Um deles foi Jorge Santos, de 57 anos, último morador a sair da Vila Recreio 2, comunidade de 183 famílias no Recreio dos Bandeirantes, desapropriada para a construção do BRT Transoeste.
"Passou a Copa, passou a Olimpíada e 80% do nosso espaço continua lá, vazio", diz Santos.
Para ele, os custos e o processo de sediar a Copa do Mundo fizeram o mundial "perder a graça" para os brasileiros.
"A Copa aconteceu em cima da desgraça de muita gente Brasil afora. Graças a Deus a Alemanha enfiou aquele 7x1, porque se Brasil tivesse vencido, teria sido o argumento de que tudo valeu a pena. O Brasil precisava de uma lição."
- Quais os temas em comum apresentados nos textos desta atividade?
- Quais são os sentimentos de Paula acerca da realização da copa do mundo de 2014?
- Apresente as características do terreno desapropriado antes e depois da copa do mundo de 2014.
- Segundo o texto o problema gerado pelas desapropriações foi local ou se estendeu para outros lugares do Brasil? Explique.
- Argumente sobre a frase sublinhada no texto proferida pelo Sr. Jorge.
- Que lição seria essa segundo o ponto de vista do Sr.Jorge ?
Por hora é isso turma. Estas atividades serão realizadas no caderno no período de 19/06/20- 30/06/20.
Enviar no e-mail: maurosilva@prof.educacao.sp.gov.br
OBS: nas próximas semanas estarei produzindo aulas on-line na plataforma Meet. Aguardem, pois divulgarei os dias e horários.
Bons estudos!