2º Bimestre ( Lote nº 1).
Olá turminha!
Estamos começando o segundo bimestre. Nas aulas de hoje no Centro de Mídias o tema abordado os saberes africanos e pré - colombianos expressos na cultura material e imaterial. Estes continentes eram habitados por povos de grande diversidade cultural há milhares de anos. Tanto os povos africanos como os americanos possuíam características próprias e dominavam grande conhecimento nas artes, matemática, astronomia, medicina, arquitetura, escrita entre outros.
Cada povo tinha seu grau de desenvolvimento e se encontravam em estágios diferentes. Fabricavam objetos de madeira, pedra, metal, argila, ossos e etc. Tinham conhecimento do meio em que viviam e tiravam seu sustento da natureza bem como em alguns lugares praticavam algum tipo de comércio.
A seguir será disponibilizado alguns textos, vídeos e imagens para uma melhor compreensão destas variadas culturas. Sigam os roteiros com atenção para posteriormente fazer o que se pede. Os exercícios devem ser realizados no caderno e quando for o caso de entrega, precisam ser encaminhados para o meu e-mail:
Bons Estudos !
Eram os europeus donos dos saberes e técnicas ?
- Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
- Objeto (s) de conhecimentos: Os saberes africanos e pré - colombianos expressos na cultura material e imaterial.
- Habilidade (s) da BNCC: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas, americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
- Palavras chave: Expansionismo, África, astecas, incas e saberes tecnológicos.
- Objetivos: Valorizar as sociedades africanas e ameríndias, anteriores ao contato europeu por meio da análise de seus saberes e técnicas.
Diversidade cultural da África
O continente africano pode ser dividido geopoliticamente em duas grandes faixas de terra: a África saariana (região norte) e a África subsaariana (região sul). Ambas são regiões de diversidade cultural, mas a porção sul do continente é mais diversificada e contém a maior parte da população.
O continente africano pode ser dividido geopoliticamente em duas grandes faixas de terra: a África saariana (região norte) e a África subsaariana (região sul). Ambas são regiões de diversidade cultural, mas a porção sul do continente é mais diversificada e contém a maior parte da população.
1. Explique a frase em destaque (caderno). Período para realização 22/06/20 - 26/06/20.
Artes plásticas
Os povos africanos do sul desenvolveram diversas formas artísticas ligadas, principalmente, às suas religiões. Trata-se de artefatos, como máscaras, trançados de corda, estatuetas e outros, esculpidos em madeira, pedra ou confeccionados com tecidos. O simbolismo dessas formas artísticas remete às divindades ou a elementos do cotidiano e têm significados diferentes para cada povo, representando o sagrado, o profano ou ações que fazem parte da cultura, como a guerra e a coleta de alimentos (a maioria das tribos subsaarianas possuía uma vida nômade, baseada na caça e na coleta, antes da chegada dos europeus ao continente).
As esculturas em marfim dos povos Bakongo evidenciam a tradicional caça de elefantes, animais que já foram abundantes em alguns lugares da África, para a alimentação. As presas desses animais são feitas de um material denso e calcificado, o marfim, e eram utilizadas para fazer esculturas e adornos, como colares.
Os povos que habitavam as regiões de Savana (bioma presente em grande parte da África subsaariana) conheciam a metalurgia, fundindo metais para fabricar armas de caça e de guerra, além de artefatos de decoração.
2.Quais materiais eram utilizados para a confecção das máscaras? (caderno).
3. Quais as possíveis relações das máscaras com o texto? (caderno).
4. Segundo o texto. Qual era o estilo de vida destes povos e do que vivam? (caderno).
5 Os povos das savanas produziam que tipo de artefatos e qual era a matéria prima utilizada? (caderno).
América pré - colombiana, astecas.
Assintam o vídeo.
Texto para complemento ao vídeo.
Astecas.
O Império Asteca alcançou o seu apogeu entre os anos de 1440 e 1520 e a sua sociedade era fundada em aspectos religiosos e na guerra.
Originário da região de Aztlán, no sul da América do Norte, o povo asteca se estabeleceu nas ilhas do lago Texcoco, no planalto mexicano, em 1168 d.C. No século XIV, mais especificamente no ano de 1325, os astecas fundaram a importante cidade de Tenochtitlán, que seria uma das maiores cidades do mundo no século XV. Com impressionante arquitetura, organização e desenvolvimento, a cidade asteca de Tenochtitlán foi comparada às cidades de Constantinopla e Roma pelos conquistadores europeus.
Organização política.
A formação do Império Asteca deu-se a partir da aliança de três grandes cidades: a capital Tenochtitlán, texcoco e Tlacopán. Ao contrário do que ocorrera entre os incas, a estrutura não era rigorosamente centralizada.
A unidade entre as inúmeras comunidades de distintas culturas (zapotecas, mixtecas, totonacas etc.) dava-se ao redor de aspectos religiosos e por meio da centralização militar dos astecas e da arrecadação de impostos na capital.
Durante a era monárquica, ocorreu a transmissão do poder via eleição, que era realizada por um conselho de nobres membros da família real. O Império Asteca alcançou o seu apogeu entre os anos de 1440 e 1520, sendo que as áreas conquistadas por esta civilização formavam 38 províncias e, no início do século XVI, durante o governo do imperador Montezuma II, o império chegou a ser formado por cerca de 500 cidades.
No ano de 1520, o Império Asteca foi destruído pelos colonizadores espanhóis, sob a liderança de Hernán Cortés.
A derrocada do Império Asteca deu-se devido a uma soma de fatores, como o armamento bélico mais avançado dos colonizadores, a proliferação de diversas doenças e epidemias entre os astecas e aliança de alguns povos da região e os espanhóis.
A sociedade asteca.
A sociedade asteca era fundada em aspectos religiosos e na guerra, e os grupos que detinham mais poder eram, respectivamente, os sacerdotes, chefes militares e altos funcionários do Império.
Existia a união de vários grupos de famílias no campo, conjunto denominado Calpulli, que era dirigido por um conselho de chefes.
A nobreza, denominada Pipiltin ou Pilli, era constituída pela família real, sacerdotes, chefes de grupos guerreiros e chefes dos Calpulli. A sociedade asteca era ainda composta pelos comerciantes de artigos de luxo (Pochtecas), os plebeus (Macehualtin), os escravos por compra (Mayeques) e os escravos voluntários (Pordioseros).
A religião.
Considerados o povo mais religioso da região, os astecas possuíam mitos e ritos bastante ricos e variados, sendo que os mais importantes sempre envolviam o Sol. A religião era politeísta e esta civilização cultuava deuses da natureza, como o Sol, a Lua, o Trovão e a Chuva. Os maiores deuses eram os seguintes: Huitzilopóchtli (Deus da Guerra), Tonatiuh (Deus Sol), Tezcatlipoca (Deus guerreiro e inventor do fogo), Tlaloc (Deus da Chuva) e Quetzalcóatl (Criaor do Homem, protetor da vida e da fertilidade).
Os astecas praticavam atividades ritualísticas, também com sacrifícios humanos ou de animais.
A cultura.
A arte dos astecas foi bastante influenciada pelas tradições olmecas e toltecas, o que inclui a escultura em jade e as grandes construções. Destacavam-se a confecção de tecidos, os artigos com pinturas e os objetos em ouro e prata.
A arquitetura estava relacionada à religião, sendo que a forma mais utilizada era a enorme pirâmide com escadarias que findava em um santuário.
A música e a poesia estavam estritamente ligadas e, não raro, eram acompanhadas por instrumentos, danças e encenações. Os astecas também desenvolveram cálculos de geometria e astronomia, e utilizaram o calendário maia com algumas modificações.
A escrita, representada por desenhos e símbolos, era utilizada para registro dos calendários sagrados, história, cenas cotidianas e conhecimentos diversos.
A economia.
A sustentação da economia do Império Asteca baseava-se no pagamento dos tributos em mercadorias. Os astecas desenvolveram técnicas agrícolas como os terraços nas encostas das montanhas, onde plantavam milho, pimenta, algodão, abóbora etc.
A educação
A educação era completamente controlada pelos sacerdotes. Os astecas possuíam as calmecas, escolas especiais que tinham o objetivo de treinar meninos e meninas para tarefas religiosas oficiais.
Existiam ainda as denominadas telpuchcalli, ou “casas da juventude”, que eram escolas para as crianças menos disciplinadas. Nas telpuchcalli eram ensinadas as tradições astecas, normas religiosas e artesanatos.
A educação.
A educação era completamente controlada pelos sacerdotes. Os astecas possuíam as calmecas, escolas especiais que tinham o objetivo de treinar meninos e meninas para tarefas religiosas oficiais.
Existiam ainda as denominadas telpuchcalli, ou “casas da juventude”, que eram escolas para as crianças menos disciplinadas. Nas telpuchcalli eram ensinadas as tradições astecas, normas religiosas e artesanatos.
POR DÉBORA SILVA.
Após os estudos realizados nesta secessão. Iremos produzir um caderno ilustrado, ou seja, um breve resumo da civilização asteca de forma simples, resumida, colorida e com imagens 9 impressos ou desenhado a mão). A seguir algumas dicas de como fazê - lo.
Algumas dicas para o ajudar a construir um livro de memórias sobre os astecas:
- Esquematize uma linha temporal para o ajudar a organizar a informação. Alguns
- Escolha sempre com a pessoa o material a incluir no livro de memórias: cópia de fotografias, mapas, documentos, memórias faladas, e o mais que a criatividade se lembrar.
- Legende a informação visual com palavras e frases curtas.
- Utilize uma letra clara, com pontuação, normas da língua portuguesa e tenha atenção aos fundos que devem ser simples de maneira a que não causem distrações visuais.
- Por último, não coloque muita informação por página.
Período para confecção do caderno ilustrado: 29/06/20 - 17/07/20.
OBS: enviar fotos desta atividade ( CADERNO ILUSTRADO ) para o e-mail:
maurosilva@prof.educacao.sp.gov.br
Como fazer? Vídeo ilustrativo.
OBS: Não precisa ser feito em EVA. Faça no seu próprio caderno bem caprichado, colorido e com imagens. Prestem atenção no roteiro de construção de seu caderno ilustrado. As datas e etapas estarão indicas ao longo do texto, quando for o caso de enviar algo haverá indicação para tal...
Agora mãos a obra!
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