quinta-feira, 21 de maio de 2020

Roteiro de estudos 8º anos ( 22/05/20 - 05/06/20 ).

2º Bimestre.

Olá turminha! 

Como temos acompanhado os "ares" do iluminismo percorreram o mundo desencadeando vários processos revolucionários. Mudanças que atingiram a sociedade do século 18 como um todo. Estes ideais também chegaram na América como desdobramento da Revolução Francesa. 

Nesta linha de estudos iremos analisar a Conjuração baiana e suas relações com a Revolução Francesa. Para tal, sigam os roteiros a seguir com calma e atenção, estabeleçam uma rotina de estudos,ou seja, aprendam a administrar o tempo, resolvam os exercícios no caderno e postem comentários no blog.

 Link: felicianomeublog.blogspot.com (postar os comentários).

Bons Estudos!

Conjuração baiana e suas relações com a Revolução Francesa.

  • Unidade temática: O mundo contemporâneo: O antigo regime em crise.
  • Objeto (s) de conhecimentos: Rebeliões na América portuguesa: A Conjuração baiana.
  • Habilidade (s) da BNCC: EF08HI05. Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
  • Palavras chave: Conjuração baiana, Revolta dos Búzios, Revolta dos Alfaiates, Revolução Francesa, liberdade, igualdade.
Leitura de imagem. 
Slide Plano Aula
Observe o cartaz que trata da Revolta de Búzios (ou Conjuração Baiana), movimento ocorrido na Capitania da Bahia, entre 1798 e 1799, que reivindicava a emancipação do Brasil do domínio português e a instauração da República, o fim da escravidão e do preconceito, dentre outros. 

  • Vamos analisar? 

  1. Vocês já ouviram falar sobre a Revolta dos Búzios (ou Conjuração Baiana)?
  2. De acordo com a imagem, quem são as pessoas referidas como heróis?
  3. O que podemos entender com o enunciado: “Heróis de Búzios”?
  4. Qual seria a causa defendida por estes heróis?
  5. A Conjuração Baiana, também chamada de Inconfidência Baiana ou Revolta dos Búzios, não é tão conhecida como outros movimentos de revolta como a Inconfidência Mineira. Baseados na observação da imagem, respondam qual fator pode ter levado a este “esquecimento”?


Bandeira em homenagem à Revolta dos Búzios é hasteada na Praça da Piedade.



Iniciativa visa a homenagear os heróis do movimento e servir de símbolo contra a discriminação racial.


Uma bandeira em homenagem à Revolta dos Búzios foi instalada na Praça da Piedade na manhã desta sexta-feira (18). O governador Rui Costa e a educadora Makota Valdina, militante do movimento negro, fizeram o hasteamento. O evento contou ainda com a participação de músicos do Ilê Aiyê e do Olodum, e de representantes do movimento negro.

A instalação da bandeira é resultado da articulação das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), de Comunicação (Secom) e da Cultura (Secult), com a participação das organizações sociais do Olodum e do Ilê Aiyê. A iniciativa visa homenagear os heróis e apoiar o combate à discriminação racial.


A inscrição em latim "surge, nec mergitur" significa "apareça e não se esconda"
(Foto: Manu Dias/Divulgação).


Para o secretário de Cultura, Jorge Portugal, a instalação da bandeira ajuda a revelar o protagonismo negro na história do país. "A primeira proposta avançada por liberdade, cidadania e emancipação do país é protagonizada por quatro homens negros. Por isso talvez a história tenha escondido essa data e esse episódio das novas gerações que foram se sequenciando", declara.


A ex-vereadora e militante do movimento negro, Olívia Santana, destacou o caráter reparatório da iniciativa. "Aos poucos a gente vai conseguindo conquistar uma reparação simbólica. A população de Salvador precisa se apropriar desses heróis, que foram precursores da República", afirma.

A Praça da Piedade já conta com os bustos dos mártires da revolta: Manoel Faustino dos Santos Lira, Luiz Gonzaga das Virgens, Lucas Dantas de Amorim Torres e João de Deus Nascimento. O grupo foi enforcado e esquartejado no local pela sua participação no movimento. Em 2011, os quatro foram alçados à posição de heróis nacionais por um decreto presidencial.

Revolta dos Búzios.

Também conhecida como Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana, a Revolta dos Búzios teve início em 1796, na Bahia. O movimento era inspirado pelos ideais da Revolução Francesa e propunha a libertação do Brasil do domínio de Portugal e o fim da escravidão.

Para além do caráter emancipacionista, a Revolta dos Búzios entrou para história como uma das maiores manifestações populares comandadas por negros, mulatos e mestiços. O movimento foi duramente repreendido e terminou com quatro dos líderes enforcados e esquartejados na Praça da Piedade, em 8 de novembro de 1799.

Análise do texto.
  1. De acordo com a reportagem, a Revolta dos Búzios é reconhecida como importante para quem?
  2. Há semelhanças entre a bandeira da Conjuração Baiana e da França. Vocês sabem quais são? Acham que isso pode indicar uma influência da Revolução Francesa no movimento baiano? Se sim, qual?
  3. A quem poderia estar se referindo a expressão em latim "surge, nec mergitur" ("apareça e não se esconda") no contexto da Revolta de Búzios?
  4. Esta expressão pode ser inspiradora ainda nos dias atuais? A quem?
Fontes de pesquisas: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5452/a-conjuracao-baiana-e-suas-relacoes-com-a-revolucao-francesa.















Nenhum comentário:

Postar um comentário