sexta-feira, 19 de junho de 2020

Roteiro de estudos 8º anos.

2º Bimestre ( Lote nº 1).

Período (19/06/20 - 30/06/20).

Olá turminha!


Nas aulas desta semana iniciaremos nossos estudos com o tema da vinda da família real para o Brasil. Vários fatores contribuíram pata este processo. Vamos ler um texto introdutório.

A vinda da família real foi um acontecimento iniciado em 29 de novembro de 1807, e o seu desembarque em terras brasileiras ocorreu em 22 de janeiro de 1808, na cidade de Salvador. A vinda foi consequência direta do Período Napoleônico e do desentendimento existente entre França e Portugal na questão do Bloqueio Continental.

Com isso, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou-se no Rio de Janeiro, junto à toda estrutura de governo de Portugal. Isso iniciou o Período Joanino e resultou em uma série de transformações, como a abertura dos portos brasileiros, que contribuíram para levar o Brasil na direção de seu processo de independência.



https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/vinda-da-familia-real-para-o-brasil.htm



Pudemos perceber que a corte portuguesa veio para sua colônia brasileira por conta de pressões envolvendo disputas entre França e Portugal. Uma vez que chegaram a terra de Santa Cruz várias transformações ocorreram. Neste primeiro momento iremos nas modificações urbanísticas  

A seguir será disponibilizado alguns textos e mapas cartográficos para uma melhor compreensão destas variadas modificações na paisagem urbana. Sigam os roteiros com atenção para posteriormente fazer o que se pede. Os exercícios devem ser realizados no caderno e quando for o caso de entrega, precisam ser encaminhados para o meu e-mail:

maurosilva@prof.educacao.sp.gov.br


Situação nº 1 - Brasil : A colônia que virou reino ( caderno do aluno páginas 42 - 56 ).

Interdisciplinaridade: História dialogando com Geografia.

  • Unidade temática: O processo de independência das Américas.
  • Objeto (os) de conhecimento : Os caminhos até a independência.
  • Habilidades da BNCC : EF08HI12 caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política do brasileira.
  • Palavras chave: independência, Rio de Janeiro, vinda da corte, urbanização.
Leiam os textos a seguir ( textos e mapas).

Objetivo: identificar as transformações na cidade do rio de Janeiro após a vida da corte portuguesa, em 1808. 

Contexto.

Slide Plano Aula
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6EfkWyYdkKTeA8aAZKGgGMMzzy5uYe6zs2UXsJcQUHaVRb7NX39jKX4ZFMHY/his8-12und05-mapa-do-rio-de-janeiro.pdf

Agora façam a leitura cartográfica seguindo as seguintes indagações (no caderno).


  1. Você conhece esta cidade?
  2. Quais as características desta cidade você reconhece?
  3. A imagem mostra os pontos residenciais da cidade do Rio de janeiro?
  4. Em um mapa turístico como este, quais locais estão sendo mais destacados? Quais poderiam estar ganhando menos destaque? Por quê?

Problematização nº 1


Slide Plano Aula
Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kt8j5HSfcUMqQHn4TtYWtAPd6hsVjX2HQgVhs8w8SjKycdQd6RehHtUUUyvv/his8-12und05-textos.pdf

Realizem a leitura dos fragmentos e posteriormente responda as questões.


  • Qual era a impressão que os estrangeiros tinham da cidade do Rio de Janeiro antes da vinda da Corte? (Os estrangeiros achavam a cidade suja, feia e malcheirosa.)
  • O que pode ser entendido com “abrindo-se às modas europeias”? (As pessoas começaram a reproduzir o modo de vida que tinham na Europa ou a imitá-lo.

Problematização nº 2


Slide Plano Aula

Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kt8j5HSfcUMqQHn4TtYWtAPd6hsVjX2HQgVhs8w8SjKycdQd6RehHtUUUyvv/his8-12und05-textos.pdf

  • Por que as mudanças na cidade do Rio de Janeiro eram surpreendentes? 
  • Quais as evidências da fisionomia europeia na cidade do Rio de Janeiro que o inglês Gardner viu na cidade do Rio de Janeiro?
  • Quais as profissões citadas no texto? Tem alguma que você não conhece?
  • O que faz cada uma das profissões citadas no texto? Por que a Corte precisava destes serviços?
Problematização nº 2

Slide Plano Aula




  • Com a chegada da Família Real muitas casas foram “requisitadas” para ser moradia da Corte, quantas casas foram requisitadas? 
  • O que significava o “PR” colocado nas propriedades requeridas pela Corte?
  • Como a população passou a chamá-las? 
  • Você acha que a população estava de acordo com a resolução da Corte de tomar suas casas para moradia? 
  • E nos dias atuais, qual a sigla usada e o que ela significa? 
  • Qual o apelido que a população deu para esta sigla? 
  • Você consegue observar algo em comum entre o passado e o presente na cidade do Rio de Janeiro com base neste trecho lido? 

Problematização nº 3


Quatro anos depois, desapropriados da Copa questionam remoções...

Moradora lamenta desapropriações para construção da Arena Pernambuco, um dos 12 estádios da Copa-14 - Eduardo Amorim/BBC
Moradora lamenta desapropriações para construção da Arena Pernambuco, um dos 12 estádios da Copa-14 Imagem: Eduardo Amorim/BBC


O terreno de Romildo Ramos era "um sítio completo", com árvores frutíferas, água potável e uma casa construída com o esforço de muitos anos no Loteamento São Francisco, em Camaragibe, na região metropolitana do Recife. Até que a Copa de 2014 surgiu no horizonte, provocando uma série de desapropriações para abrir caminho para a Arena Pernambuco, um dos 12 estádios do Mundial.




"A gente tinha o nosso canto, o nosso lar, era feliz", diz Paula Santos, 41 anos, nora de seu Ramos. "Desmoronou tudo. Para quê foi feita a Copa?
Para tirar as famílias do lugar?".


Seu Ramos morreu pouco tempo depois da Copa terminar, no fim de julho de 2014. Sua casa havia sido demolida, e ele estava endividado após construir um cômodo às pressas na parte do terreno que lhe restou, após ter metade de seu lote desapropriado. "Ele estava sufocado. Tinha problema de coração e morreu de infarto. Não aguentou a pressão", lamenta ela.


Quatro anos depois da Copa, Paula só consegue sentir repúdio ao olhar para o estádio construído perto de sua casa pela Odebrecht, ao custo de R$ 532 milhões, palco para cinco jogos durante o Mundial. 


"Aquilo tirou nosso sonho, nossa estabilidade. Nossa perspectiva de viver em um lugar seguro. Hoje moramos no Ramal da Copa, com o terreno aberto para a pista, com carros passando, sem segurança, sem vizinhos. É muito descaso",


Os dramas de moradores que sofreram desapropriações nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 se repetiram em outras cidades-sede no Brasil, nas quais milhares de remoções foram conduzidas também para abrir espaço para projetos de infraestrutura para o megaevento, como corredores expressos para BRTs (sistema de ônibus rápido) e alargamento de vias. 


Somente no Rio de Janeiro, de acordo com cálculos do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas da cidade, mais de 22 mil famílias passaram por remoções ou desapropriações entre 2009 e 2015 – em processos relacionados tanto ao mundial de futebol quanto aos Jogos Rio 2016.


Um deles foi Jorge Santos, de 57 anos, último morador a sair da Vila Recreio 2, comunidade de 183 famílias no Recreio dos Bandeirantes, desapropriada para a construção do BRT Transoeste. 


"Passou a Copa, passou a Olimpíada e 80% do nosso espaço continua lá, vazio", diz Santos. 


Para ele, os custos e o processo de sediar a Copa do Mundo fizeram o mundial "perder a graça" para os brasileiros.


"A Copa aconteceu em cima da desgraça de muita gente Brasil afora. Graças a Deus a Alemanha enfiou aquele 7x1, porque se Brasil tivesse vencido, teria sido o argumento de que tudo valeu a pena. O Brasil precisava de uma lição."


https://www.uol.com.br/esporte/futebol/copa-do-mundo/2018/noticias/2018/06/17/quatro-anos-depois-desapropriados-da-copa-questionam-remocoes.htm

  • Quais os temas em comum apresentados nos textos desta atividade? 
  • Quais são os sentimentos de Paula acerca da realização da copa do mundo de 2014?
  • Apresente as características do terreno desapropriado antes e depois da copa do mundo de 2014.
  • Segundo o texto o problema gerado pelas desapropriações foi local ou se estendeu para outros lugares do Brasil? Explique.
  • Argumente sobre a frase sublinhada no texto proferida pelo Sr. Jorge.
  • Que lição seria essa segundo o ponto de vista do Sr.Jorge ?
Por hora é isso turma. Estas atividades serão realizadas no caderno no período de 19/06/20- 30/06/20.

Enviar no e-mail: maurosilva@prof.educacao.sp.gov.br

OBS: nas próximas semanas estarei produzindo aulas on-line na plataforma Meet. Aguardem, pois divulgarei os dias e horários.


Bons estudos!







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