segunda-feira, 27 de abril de 2020

Roteiro de estudos 8º anos.

Leiam os textos a faça o que se pede.

“Eu sou a Constituição”, diz Bolsonaro após ato pró-intervenção.

Jair Bolsonaro

O presidente disse que "a democracia e a liberdade estão acima de tudo" e voltou a defender o fim do isolamento social.

É preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder.” Para Montesquieu, existem dois tipos de leis. ... Em suas palavras, “todo homem que tem o poder é tentado a abusar dele”, de maneira que “é preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder”, evitando, assim, o despotismo.18 de ago. de 2017.

Montesquieu - Wikiquote

“Todo homem que tem o poder é tentando a abusar dele (…). É preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder.”

Absolutismo.

Resultante do processo de centralização política das monarquias nacionais europeias, o absolutismo era um sistema político da Idade Moderna. Suas principais características são: ausência de divisão de poderes, poder concentrado no Estado e política econômica mercantilista.
https://www.infoescola.com/historia/absolutismo/


Rei da Suazilândia altera nome de seu país 50 anos após independência Rei Mswati III governa por decreto a nação que é considerada por muitos a última monarquia absoluta da África.

Por Da redação - 19 abr 2018, 18h25

Rei Mswati III da Suazilândia
https://veja.abril.com.br/mundo/rei-da-suazilandia-altera-nome-do-pais-apos-50-anos-da-independencia/


https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6100/as-caracteristicas-de-uma-monarquia-absolutista-em-exercicio

Olá galerinha!

Nossa aula no centro de Mídias hoje foi sobre Iluminismo. Tema que abordamos amplamente durante o 1º Bimestre. Pois bem! Na atividade proposta analisem as reportagens observando com detalhes as imagens, os títulos entre outras informações contidas nas mesmas.

Após esta etapa. Tomando por base a teoria de Montesquieu e dos conhecimentos adquiridos durante as aulas, bem como pesquisas já realizadas. 

  1. Produza um texto argumentativo sobre a frase: " Eu sou a Constituição". Dita pelo presidente da República Jair Messias Bolsonaro. 
  2. Quais são as semelhanças entre o governo de Luis XIV Rei da França e o governo de Mswati III da Suazilândia.
  3. Explique a frase. " “Todo homem que tem o poder é tentando a abusar dele (…). É preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder". Montesquieu.

O seu texto deve conter o seguinte roteiro:

  • Relações com as ideias iluministas de Montesquieu.
  • Quais formas de governo cada um dos citados exerce.
  • Quais as contradições do regime de governo de Bolsonaro com os conceitos iluministas. 

OBS: O texto precisa ter concordância verbal e observância a ortografia da Língua Portuguesa.
Qualquer dúvida estou a disposição.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Roteiro de Estudos 7º anos.

O que é a modernidade?

É comum escutarmos ou nos referirmos à nossa realidade como moderna. O termo já é tão naturalizado em nossa língua que passou a ter o mesmo contexto de contemporâneo — o que coexiste em um mesmo período de tempo. Mas você entende o que é ou a que nos referimos quando tratamos de modernidade?


Slide Plano Aula


Para início de conversa. De posse do texto e da imagem responda segundo seu ponto de vista o conceito de modernidade (no caderno). 

HABILIDADE (s) da BNCC: (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.



terça-feira, 31 de março de 2020

Roteiro de Estudos 8º anos.

Um dos temas que estudamos neste semestre foi o iluminismo. Movimento surgido no séc. XVIII e que propunha uma leitura ampla da sociedade através da razão, ou seja, dos princípios da ciência para responder e "libertar os povos"... estes conceitos influenciaram várias áreas do conhecimento e foram base para várias revoluções mundo afora.

Um destes filósofos foi Adam Smith. Considerado o " pai da economia". A seguir leiam ás matérias e artigos propostos bem como os vídeos sugeridos.    

Mercantilismo.


No século XVIII vigorava a ideia que a riqueza de uma nação era a quantidade de ouro e prata estocados em seus cofres. Para isso, era necessário a intervenção estatal e os entraves ao comércio exterior. A este conjunto de medidas se chamou Mercantilismo.

Adam Smith rechaça esta ideia e explica que a riqueza de um país reside na habilidade de produzir bens. Para isso, deverá ter cidadãos capacitados e um Estado que não seja interventor.

Smith defendia a liberdade contratual (entre patrões e empregados), a propriedade privada e que o Estado não interferisse na economia.


Adam Smith.


Doria anuncia R$ 225 milhões em crédito com taxa de juros reduzida para estimular economia de SP devido ao coronavírus.
Recursos serão disponibilizados para empreendedores pelo Banco do Povo e o Desenvolve SP, em especial a cidades com pacientes diagnosticados pelo vírus.

Por Giba Bergamin, G1 SP e TV Globo

13/03/2020 12h24 Atualizado há 2 semanas. 

Ovo sobe 54% durante pandemia e Procon consegue redução no preço da cartela, de R$ 16,90 para R$ 12,90

Órgão vistoriou cinco supermercados e hipermercados da capital de MS. Além da cartela de ovos, também houve redução no preço do arroz, feijão e trigo.

Por Graziela Rezende, G1 MS

25/03/2020 10h45 Atualizado há 6 dias.


Coronavírus faz procura por álcool gel disparar
14 de mar. de 2020



Vamos refletir? 
  • Agora que vc já analisou as fontes propostas. Troquem ideias com os colegas através das redes sociais e com seus familiares acerca do conceito de livre concorrência, da não intervenção do Estado segundo Adam Smith e dos abusos causados pelo oportunismo neste momento de pandemia. 
  • Pesquisem também em outras fontes confiáveis e fiquem atentos para os chamados FAKES NEWS, ou seja, mensagens falsas. 
Após este processo construa um texto argumentativo comparando os conceitos defendidos de Adam Smith com a atuação do governo e dos órgãos de defesa do consumidor na atualidade. Evidenciando o que mudou na teoria do "pai da economia". 
  • Realizem todas atividades no caderno e não se esqueçam de ilustrar com imagens (colagens, impressões, desenhos, recortes e etc. 
  • A produção textual deve seguir as normas da língua portuguesa.
  • Deixem seus comentários e sugestões em nossa página para juntos construirmos uma aprendizagem melhor e significativa. 
  • E não se esqueçam... FIQUEM EM CASA!!!


Bons estudos!  













Roteiro de Estudos 7º anos.

Assistam o vídeo e responda o que se pede. 

https://www.youtube.com/watch?v=0upSOONMPNw
  • Quais eram as principais características de Adolfo Lutz?  
Linha do tempo da Medicina. 

Como os estudos e a forma como encaramos as doenças e as curas se transformaram no decorrer da História

Período Paleolítico (de 2,5 milhões a 10 mil anos a.C.)
As doenças têm causas genéticas ou de traumatismos devido ao modo de vida nômade à base de pesca, caça e coleta. Tratamentos segundo crenças místicas, sobrenaturais, são realizados por especialista (feiticeiro ou xamã) ou de forma empírica – como a descoberta de ervas que aliviavam a dor.

Período Neolítico (10 mil a 3 mil anos a.C.)

Início do sedentarismo e da agricultura pelos humanos. Com o acúmulo populacional, surgem doenças infectocontagiosas de causas consideradas religiosas e advindas de conhecimentos místicos e astrológicos. Tratamentos são realizados por sacerdotes mediante rituais. Surge o tratamento de parasitoses, como as que aconteciam no Egito.

Antiguidade Clássica (Século VIII a.C. ao V. d.C.)
Nas polis greco-romanas surgem as primeiras epidemias. Médicos gregos são como artesãos que vendem serviços. Com o conhecimento filosófico, a epilepsia (considerada até então uma doença sagrada) e outras enfermidades passam a ser explicadas por causas naturais e não mais sobrenaturais.


Idade Média
-Alta Idade Média (Séculos V ao X)

A Igreja Católica detém o conhecimento médico e acolhe os doentes. Surgem os primeiros asilos. Doenças são vistas como castigos de Deus. A medicina praticada pelos monges era simples e baseada em conhecimentos populares, usando ervas medicinais e fazendo sangrias e emplastos.

-Baixa Idade Média (Séculos XI ao XV)
Época de doenças que dizimaram populações, como tifo, cólera e a peste negra, transmitida pelos ratos. A expectativa de vida era de 35 anos. A Igreja não consegue mais explicar todos os fenômenos e doenças. Surge o primeiro centro medieval de medicina leiga, a Escola de Salerno, na Itália. Lá se estuda e se desenvolve a cirurgia, até que no século XIII hospitais surgem na Europa.

Renascimento (Séculos XV ao XVI)
Florescimento da ciência, do antropocentrismo e do experimentalismo até que o primeiro grande livro que explica a anatomia humana (Fabrica) é lançado em 1543. Willian Harvey descobre a circulação sanguínea. As doenças predominantes, como as venéreas, o escorbuto e a tuberculose, surgem a partir da reurbanização e das grandes navegações.

Idade Moderna (Séculos XV ao XVIII)
A evolução da física, da química e do método cartesiano leva ao desenvolvimento de correntes de explicação das doenças em conformidade com a visão do corpo humano como máquina. Iniciam-se estudos sobre o sistema nervoso e se descobrem áreas específicas no cérebro responsáveis por diferentes funções, bem como a existência dos neurônios. Em 1796, registrase a primeira vacina (contra a varíola). Doenças passam a ser mais bem descritas. Surgem os hospitais modernos e os médicos iniciam sua regulamentação profissional com características liberais.

Idade Contemporânea
-Séculos XVIII ao XIX

Mudança de paradigmas na explicação das doenças com a revolução pasteuriana (descoberta da microbiologia). Início dos estudos de doenças neurológicas e psíquicas com Freud. Novas tecnologias (como anestesia e esterilização) proporcionam o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas. Vacinas ajudam a prevenir doenças e Gregor Mendel começa a estudar a genética. Número de nascimentos supera o de mortes graças a melhores condições de vida, saneamento e trabalho. Revolução biológica: grande quantidade de informação científica e de técnicas acentua uma prática médica cada vez mais especializada. Neurologia, infectologia, cirurgia, psiquiatria, entre outras.


-Século XX
Em meio a guerras, surgem as transfusões de sangue. Novos paradigmas da ciência se desenvolvem com a física quântica. A Medicina se torna mais tecnológica com meios para fazer diagnósticos específicos e tratamentos, como a radioterapia. Em 1928, Alexander Fleming descobre a penicilina e suas propriedades antibióticas. Em 1953, a revista Nature publica artigos sobre o DNA que se tornam amplamente conhecidos e abrem as portas para estudos sobre o genoma humano, células-tronco e curas de doenças a partir desse conhecimento.
https://pagina22.com.br/2013/01/02/linha-do-tempo-da-medicina/

O Renascimento e as Ciências Médicas.

O Renascimento trouxe um foco intenso em bolsas variadas para a Europa cristã. Um grande esforço para traduzir as obras científicas árabe e grega para o latim emergiu, e os europeus gradualmente se tornaram especialistas não apenas nos antigos escritos dos romanos e gregos, mas também nos escritos contemporâneos de cientistas islâmicos. Durante os últimos séculos da Renascença, que se sobrepuseram à revolução científica, a investigação experimental, particularmente no campo da dissecação e do exame corporal, avançou o conhecimento da anatomia humana. Outros desenvolvimentos do período também contribuíram para a modernização da pesquisa médica, incluindo livros impressos que permitiram uma distribuição mais ampla de idéias médicas e diagramas anatômicos, atitudes mais abertas do humanismo renascentista, e o impacto decrescente da Igreja sobre os ensinamentos da profissão médica e das universidades. Além disso, a invenção e a popularização do microscópio no século XVII avançaram muito na pesquisa médica.

Podemos perceber que ao longo do do tempo o conhecimento humano foi evoluindo de maneira gradativa. Houve a superação de explicações misticas para constatações científicas com diagnósticos precisos. Estes avanços em muito tem contribuído para uma sociedade melhor. 
  • Diante destas constatações realizem a leitura dos textos propostos e aponte as principais mudanças na medicina ao longo dos tempos.  
  • Após esta etapa e com os dados obtidos, construa uma linha do tempo ilustrada, ou seja, com algum tipo de imagem de cada período ( colagens, recortes, impressões, desenhos a mão e etc.). Tudo feito no caderno.
  • Não se esqueçam... FIQUEM EM CASA!!! 
Bons Estudos!











quinta-feira, 26 de março de 2020

Roteiro de estudos 7º anos.

O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval.

Agora vamos retomar alguns conceitos sobre Renascimento Cultural. Para isso revisem o que foi trabalhado em nossas aulas, os exercícios realizados no caderno e nossas conclusões acerca do tema.  


Analisem a imagem e assistam o vídeo e posteriormente responda os exercícios no caderno.

Slide Plano Aula



O que torna algo um clássico, como alguns jogos de futebol?
Por quê o jogo entre Cruzeiro e Atlético Mineiro é um clássico do futebol mineiro?
Quais são os elementos exaltados num clássico de futebol?
Que outros jogos de futebol são considerados clássicos?
Que outras coisas são consideradas clássicas?

Bons estudos !






terça-feira, 24 de março de 2020

Super Interessante.


Newton criou Teoria da Gravidade durante quarentena da peste bubônica.


Cambridge e da epidemia que deixou 100 mil mortos, o cientista ainda encontrou tempo para iniciar seus estudos sobre cálculo e óptica.

Sentindo-se ocioso durante a quarentena? Que tal descobrir a próxima teoria que mudará os rumos da ciência? Foi o que fez Isaac Newton quando a Universidade de Cambridge liberou seus alunos para voltarem para suas casas e se resguardarem da Grande Praga de Londres, uma epidemia de peste bubônica que afetou a Inglaterra entre 1665 e 1666.

De volta à mansão Woolsthorpe, a 96 quilômetros de Cambridge e seus professores, não é exagero algum dizer que Newton teve um annus mirabilis, latim para "ano miraculoso" ou "ano de maravilhas." Afinal, o estudante pôs em dia seus problemas de matemática, que mais tarde deram origem ao Cálculo moderno, e fez alguns experimentos com prismas, iniciando seus estudos sobre óptica. Nesse mesmo período, vale mencionar que, sim, na falta de uma série para maratonar, Newton observou uma maçã cair de uma árvore.

Assim, o universitário criou a Lei da gravitação universal. Segundo ela, “dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade”. Com essa descoberta, Newton eliminou a dependência da ação divina e deu início à ciência moderna.

Em 1667, Newton retornou à universidade com as teorias em mãos. Em seis meses, ele ganhou o título de fellow. Em dois anos, já era professor.

A Grande Praga pela qual Londres passou naquele momento e deixou Newton recluso foi menos mortal do que a Peste Negra, ocorrida no século 14. Ainda assim, causou cerca de 100 mil mortes em 18 meses, representando cerca de um quarto da população londrina da época.


                                                    





segunda-feira, 23 de março de 2020

Roteiro de estudos 8º anos.



Olá turminha!

Com o objetivo de formação e letramento digital, bem como prosseguir com o currículo paulista . Formulei através de pesquisas, material de variadas fontes. Tais como:  imagéticas, audiovisuais, textos entre outros, para seguirmos nossos estudos...

Mas antes de mais nada, quero convidar vcs e seus familiares para tratar de um assunto urgente. O Coronavírus. Vejam o vídeo e se cuidem. Há!!!! Já ia esquecendo... Não saiam de casa!!!



O tema a ser trabalhado é a Revolução Francesa.


REVOLUÇÃO FRANCESA

https://pt.slideshare.net/edna2/revolfrancesa


https://www.youtube.com/watch?v=rlmhBsXUXwA

https://www.youtube.com/watch?v=eg47cCMcQr0


https://www.youtube.com/watch?v=624MYgjOp0A

Roteiro: Façam uma leitura dos slides propostos e assistam os vídeos sugeridos. Caso achem necessário ampliem as pesquisas em outras fontes.

Após esta etapa produzam um fichamento abordando os principais pontos da revolução ( começo, meio e fim do processo.). 

OBS: Todas atividades serão vistadas em tempo oportuno. Procurem administrar o tempo e reservem parte do mesmo para os estudos. Estas atividades podem ser realizadas dia 06/04/20.

Att,

Vin Disel do tupi ( rsrsrss).